Evolução de Harry Potter nos games

Conheça a história de Harry Potter nos games.

Hogwarts Legacy está muito perto de chegar, e com certeza é um dos jogos mais aguardados pelos fãs de Harry Potter. Aproveitando isso, acompanhe a evolução desta franquia ao longo dos anos, desde seu primeiro lançamento em 2001 até os dias atuais. A franquia passou por muitas mudanças e evoluções, tanto em termos de jogabilidade quanto de gráficos. Alguns jogos foram muito bem recebidos pelos fãs, enquanto outros não tiveram a mesma sorte e foram criticados. Confira:

LEGO Creator: Harry Potter

Lançamento: 2001
Plataforma: PC
Desenvolvedora: Superscape

O primeiro game de Harry Potter é desconhecido por grande parte dos fãs, tudo começou em 2001 no mesmo ano de lançamento do primeiro filme, LEGO Creator: Harry Potter foi lançado exclusivamente para PC. O game permite que os jogadores construam e explorem a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e outros cenários famosos do mundo de Harry Potter. Além disso, os jogadores podem construir suas próprias criações usando peças de LEGO. No entanto, o game não agradou e acabou sendo esquecido.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Lançamento: 2001
Plataforma: PlayStation, PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Color, Game Boy Advance e PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Ainda em 2001, é lançado Harry Potter e a Pedra Filosofal baseado no primeiro livro e filme da série Harry Potter, o jogo segue a história de Harry Potter enquanto ele começa a sua jornada como um estudante de Hogwarts. Os jogadores podem explorar a escola e seus arredores, encontrar objetos escondidos e completar missões. Além de aprender feitiços e jogar quadribol. Foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs da série, graças a sua fidelidade à história original e ao seu estilo de jogo envolvente. Além disso, o jogo incluiu vozes de atores conhecidos da série de filmes, o que ajudou a aumentar a imersão dos jogadores na história de Harry Potter.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Lançamento: 2002
Plataforma: PlayStation, PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Color, Game Boy Advance e PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2002, o segundo jogo da série principal, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi lançado, baseado no segundo livro da série, expandiu o universo de Harry Potter, adicionando novos personagens, cenários e mecânicas de jogo, também incluiu um novo modo de jogo, onde os jogadores podiam duelar uns contra os outros usando feitiços. Além disso, trouxe uma variedade de minijogos e desafios que os jogadores podem jogar para ganhar pontos de experiência e desbloquear novos conteúdos. Harry Potter e a Câmara Secreta apresentou gráficos e efeitos visuais melhorados em comparação com o primeiro jogo da série, tornando a experiência ainda mais envolvente.

Harry Potter and the Quidditch World Cup (Copa do Mundo de Quadribol)

Lançamento: 2003
Plataforma: PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance e PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2003 é lançado Harry Potter and the Quidditch World Cup ou em tradução livre Copa do Mundo de Quadribol, o jogador pode escolher jogar como uma das equipes de Hogwarts ou com outras equipes de todo o mundo. O jogo inclui uma variedade de modos, incluindo partidas rápidas, torneios e jogos de treinamento. O jogador também pode escolher ser apanhador, artilheiro, batedor ou goleiro. O jogo foi bem recebido pela crítica, porém não vendeu tão bem quanto os outros jogos baseados na série Harry Potter, e também acabou sendo esquecido pelos fãs.



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Lançamento: 2004
Plataforma: PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance e PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2004 foi lançado o terceiro jogo da série principal, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Este jogo adicionou novos personagens, cenários e mecânicas de jogo. Um dos destaques é que o jogador é capaz de controlar os três personagens, além do Harry era possível controlar Rony e Hermione, sendo que alguns feitiços são exclusivos de cada um. E, no lugar do Quadribol, tinha o vôo com o Bicuço. As críticas para o jogo foram mistas, com algumas pessoas apontando sua jogabilidade repetitiva e seus gráficos datados, enquanto outras apreciaram sua fidelidade à história do livro.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Lançamento: 2005
Plataforma: PlayStation 2, PSP, Xbox, GameCube, Nintendo DS, Game Boy Advance
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2005, Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi lançado. Apresentou um sistema de jogo renovado, além de adicionar novos modos de jogo, incluindo o Torneio Tribruxo, um evento mágico que acontece a cada quatro anos e envolve três escolas de magia. Além disso, o jogador precisa investigar e resolver um mistério que está ameaçando a segurança de toda a comunidade de magia. O jogo também incluiu uma série de missões secretas que os jogadores podem descobrir e completar para ganhar recompensas adicionais. A recepção ao jogo foi mista, com algumas críticas positivas sobre a fidelidade ao livro e filme, bem como a jogabilidade renovada, mas também houve críticas negativas sobre a repetitividade de algumas missões e a falta de profundidade no sistema de jogo de RPG.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Lançamento: 2007
Plataforma: PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Xbox 360, Nintendo DS, Game Boy Advanced, Wii, PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2007, Harry Potter e a Ordem da Fênix foi lançado. O jogo segue a trajetória de Harry Potter durante seu quinto ano estudando magia em Hogwarts, e expandiu ainda mais o universo de Harry Potter, adicionando novos personagens, cenários e mecânicas de jogo. Os gráficos estão ainda mais realistas e detalhados, com um design baseados na série de filmes. Foi muito elogiado pela ambientação e a fidelidade na recriação de Hogwarts, que podem ser explorados livremente pelos jogadores, com direito a missões secundárias e muitos segredos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Lançamento: 2009
Plataforma: PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Xbox 360, Nintendo DS, Wii, PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2009, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi lançado, entre as diferenças em relação aos jogos anteriores incluem a adição de novos elementos de jogo, como a criação de poções e o uso de magias avançadas, bem como gráficos e animações melhorados. Foi bem elogiado pela fiel representação dos atores dos filmes, mais caprichados e reais do que nunca. Além disso, o jogo incluiu uma série de missões secundárias, como investigar as catacumbas de Hogwarts e encontrar os fragmentos de memória para desvendar uma conspiração.



LEGO Harry Potter: Years 1–4

Lançamento: 2010
Plataforma: PlayStation 3, PlayStation 4, PSP, Nintendo DS, Nintendo Switch, Wii, Xbox 360, Xbox One, PC
Desenvolvedora: Traveller’s Tales

Em 2010, LEGO Harry Potter: Years 1–4 foi lançado, o jogo cobre os quatro primeiros anos da escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Os jogadores controlam personagens familiares da série, como Harry, Ron, Hermione e outros, e exploram o mundo de Hogwarts, incluindo a escola, os bosques, as salas comuns, entre outros locais. O jogo possui elementos de construção e combate, e os jogadores podem usar feitiços, criar itens e solucionar quebra-cabeças para avançar na história. A jogabilidade foi aclamada por sua diversão e simplicidade, sendo acessível a todas as idades. A atenção aos detalhes e a fidelidade ao universo de Harry Potter também são destaques positivos do jogo.

LEGO Harry Potter: Years 5-7

Lançamento: 2011
Plataforma: PlayStation 3, PlayStation 4, PSP, PlayStation Vita, Nintendo DS, Nintendo 3DS, Nintendo Switch, Wii, Xbox 360, Xbox One, PC
Desenvolvedora: Traveller’s Tales

No ano seguinte, em 2011, chega à conclusão da saga LEGO, com LEGO Harry Potter: Years 5-7. A jogabilidade é semelhante aos outros jogos da série Lego, com a adição de novos feitiços e habilidades como a habilidade de fazer pessoas dormirem, mudar de forma e muito mais. O jogo também inclui cenas dos filmes, recriadas em estilo Lego, e oferece uma narrativa divertida e adorável para jogadores de todas as idades. Além disso, o jogo apresenta gráficos melhorados, com personagens e cenários mais detalhados.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Lançamento: 2011
Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS, Nintendo Wii, PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2011, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 foi lançado. O jogo permite aos jogadores controlarem Harry Potter e seus amigos em sua jornada para destruir as Horcruxes e derrotar o Lord Voldemort. Além disso, o game também apresenta elementos de RPG, permitindo que os jogadores evoluam e melhorem os seus personagens. A jogabilidade foi aprimorada para oferecer uma experiência mais imersiva, permitindo aos jogadores explorarem o universo de Harry Potter de uma maneira totalmente nova. No entanto, o enredo poderia ter sido mais desenvolvido e algumas missões eram muito repetitivas. Além disso, algumas críticas foram direcionadas ao sistema de combate, que alguns jogadores acharam confuso e pouco intuitivo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Lançamento: 2012
Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS, Nintendo Wii, PC
Desenvolvedora: Electronic Arts

Em 2012, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 foi lançado, o último jogo da série principal inspirado nos filmes. O jogo apresenta combates intensos, e a jogabilidade é mais fluida e divertida do que nos títulos anteriores. A história foi elogiada por ser fiel ao livro e filme. No entanto, algumas críticas foram feitas em relação aos gráficos, e a falta de inovação em comparação com jogos anteriores da série, a curta duração da campanha também não agradou.



Harry Potter para Kinect

Lançamento: 2012
Plataforma: Xbox 360
Desenvolvedora: Eurocom

Ainda em 2012 é lançado Harry Potter para Kinect do Xbox 360, o dispositivo de reconhecimento de movimentos da Microsoft. Neste jogo, os jogadores podem jogar como personagens de Harry Potter, usando gestos e movimentos para controlar seus personagens e realizar os feitiços, além de explorar o mundo de magia de Hogwarts. Mesmo com a excelente ideia, o sensor do Xbox não era tão preciso, o que dificultava a execução de feitiços e ações. Além disso, muitos jogadores se queixaram da repetitividade da jogabilidade, que se tornou cansativa após pouco tempo.

Book of Spells

Lançamento: 2012
Plataforma: PlayStation 3
Desenvolvedora: London Studio

Com a mesma pegada do jogo anterior, também em 2012 é lançado Book of Spells para o PlayStation Move que usa o Wonderbook, um acessório do PlayStation 3. O jogo de realidade aumentada permite que os jogadores experimentem o mundo da magia de Harry Potter com um livro interativo. Book of Spells é um jogo interessante para os fãs de Harry Potter e para jogadores que procuram uma experiência de realidade virtual única. No entanto, algumas críticas foram feitas sobre a limitação da jogabilidade apenas para o PlayStation Move, que limitou o alcance do jogo.

Book of Potions

Lançamento: 2013
Plataforma: PlayStation 3
Desenvolvedora: London Studio

Uma sequência, intitulada Book of Potions foi lançada no ano seguinte, e tinha a mesma intenção de seu antecessor, agora com as poções. Ele permite que os jogadores experimentem a arte de fazer poções, seguindo instruções e ingredientes listados em um livro real de poções interativo. No entanto, os jogos de realidade aumentada acabaram indo mal em vendas, isso mostra que o público não comprou a ideia tão bem assim, mesmo recebendo uma divulgação considerável por parte da Sony.

Harry Potter: Hogwarts Mystery

Lançamento: 2018
Plataforma: Dispositivos Móveis
Desenvolvedora: Jam City

Após o fracasso comercial de Book of Spells e Book of Potions, tivemos um espaço de tempo de 5 anos sem novos lançamentos. A franquia voltou somente em 2018 com Harry Potter: Hogwarts Mystery, aproveitando o auge dos jogos para dispositivos móveis. O jogo mobile permite o jogador criar seu próprio personagem para iniciar seus estudos no primeiro ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. No entanto, para realizar as tarefas você necessita de energia e precisa esperar um certo tempo de recarga, isso acabou estragando a experiência, tornando o jogo chato depois de um certo tempo.

Harry Potter: Wizards Unite

Lançamento: 2019
Plataforma: Dispositivos Móveis
Desenvolvedora: Niantic

Em 2019 é lançado Wizards Unite também para dispositivos móveis, desenvolvido pela Niantic a mesma desenvolvedora do popular jogo Pokémon Go, no jogo, os jogadores se tornam membros da Ordem da Fênix e devem viajar pelo mundo real para encontrar e capturar criaturas fantásticas, artefatos, personagens e memórias escapadas do mundo mágico. A jogabilidade é baseada em exploração ao ar livre, onde os jogadores podem ver seu ambiente real com elementos do mundo mágico. No entanto, com muitas microtransações e poucas variedades de missões, o jogo rapidamente caiu no esquecimento dos jogadores.

Hogwarts Legacy

Lançamento: 10 de fevereiro de 2023
Plataforma: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S, PC
Desenvolvedora: Avalanche Software

Hogwarts Legacy será um RPG em mundo aberto, e se passará em 1800, antes dos acontecimentos da saga Harry Potter, e promete muitas missões e aventuras pelo universo mágico, os jogadores podem escolher a casa que se desejam juntar, participar de aulas de magia, aprender novas habilidades mágicas, participar de desafios e missões e criar suas próprias histórias em um ambiente totalmente imersivo. À medida que os jogadores progridem, também é possível desenvolver seu próprio estilo de combate. Hogwarts Legacy será lançado em 10 de fevereiro de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Desde os primeiros jogos baseados em filmes, passando por jogos de ação e aventura, até os jogos mais recentes com realidade aumentada e jogabilidade interativa, os jogos de Harry Potter sempre buscaram oferecer uma experiência imersiva e divertida para os fãs da franquia. Embora alguns jogos tenham recebido críticas, outros foram amplamente elogiados por sua jogabilidade inovadora e fidelidade à série. No geral, a evolução dos jogos de Harry Potter mostra o poder da tecnologia em criar mundos mágicos e transportar os jogadores para o universo de Harry Potter.

Leia mais sobre: Harry Potter

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !