Os melhores livros de Clóvis de Barros Filho

Confira um guia de leitura dos livros de Clóvis de Barros Filho.

Clóvis de Barros Filho é um jornalista, filósofo e professor. Internacionalmente conhecido, o professor Clóvis de Barros Filho ficou conhecido por sua didática bem-humorada e sua capacidade em simplificar conceitos complexos da filosofia. Se você quer conhecer as obras desse incrível autor, confira o nosso guia de leitura das melhores obras escritas por ele.

Quais são os livros escritos por Clóvis de Barros Filho?

Vida Que Vale A Pena Ser Vivida

Sinopse: Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

O Executivo e o Martelo

Sinopse: Logo na abertura da apresentação deste livro os autores anunciam que pretendem “oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica de fácil compreensão sobre os principais temas polêmicos do dia-a-dia das grandes corporações”. De fato, as colocações dos professores Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci são facilmente compreensíveis por qualquer leitor interessado no tema central da obra: a ética empresarial.

A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade

Sinopse: Segunda edição do best-seller que conquistou milhares de leitores! Engana-se quem pensa que, para falar das questões fundamentais da existência, é preciso recorrer a reflexões herméticas ou embrenhadas de academicismos. Em “A filosofia explica grandes questões da humanidade”, Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu partem do cotidiano para revelar o quanto o conhecimento filosófico pode nos ajudar a ter uma vida mais consciente, engajada e feliz.

Corrupção: Parceria degenerativa

Sinopse: A corrupção é o fenômeno político sobre o qual mais se reclama no Brasil. A mídia expõe escândalos que parecem apenas se acumular, sem chegar a lugar algum. Candidatos falam em ‘acabar com a corrupção’. O Judiciário parece omisso em punir corruptos, embora tenha avançado nessa questão.

Ética e vergonha na cara!

Sinopse: Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício – todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens?

Somos Todos Canalhas

Sinopse: Um diálogo apaixonado sobre o valor e seus muitos significados. Desde que o homem pensa, estamos em busca de valores absolutos, tais como o bem, o sagrado, o justo e o belo. Nossa vida, afinal, depende de escolhas, e para fazê-las precisamos de fundamentos que nos sirvam como guias. É para falar sobre esses fundamentos – e sobre aquilo que nos faz livres para escolher entre os muitos caminhos que a vida oferece – que Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu fazem neste livro um diálogo sobre o valor.

Felicidade ou morte

Sinopse: De filmes e livros a propagandas de televisão, a todo momento somos instados a ser felizes. Pois, como diria o poeta, ‘é melhor ser alegre que ser triste’. O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo. Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz.

Ética na Comunicação

Sinopse: A objetividade informativa é possível? A quem interessa a objetividade aparente da informação? Como se desenvolvem os processos de produção e recepção das mensagens informativas? Que efeitos sociais elas produzem? Essas são as questões polêmicas que o autor se propõe a responder, abrindo uma perspectiva ética fundada no processo comunicacional, e não na simples regulamentação do trabalho informativo.



Em busca de nós mesmos

Sinopse: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas manjadas, é verdade. Mas quem nunca pensou nisso pelo menos uma vez na vida? O questionamento sobre nossa existência, origem e destino tem sido tema de profunda reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo de três mil anos e, mais recentemente, dos cientistas. As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar. As respostas não. Muito pelo contrário.

O que move as paixões

Sinopse: Nossa vida é movida por afetos. Entre eles, talvez, o que mais gere inquietações seja o amor. Nesse estimulante encontro de ideias, Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas. Afinal, como definir o amor? O que de fato amamos quando amamos? Seriam os afetos uma ameaça à razão, a ponto de serem temidos e até negados?

A monja e o professor: Reflexões sobre ética, preceitos e valores

Sinopse: Um diálogo inspirador entre dois renomados pensadores brasileiros de origens e abordagens muito distintas: Monja Coen e Clóvis de Barros Filho.

Shinsetsu: O poder da gentileza

Sinopse: “O que dizer de um livro que interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental? Que mistura filósofos como Sócrates, Kant e Rousseau; poetas como Hesíodo, Rilke e Oscar Wilde; escritores como Eça de Queiroz, Montaigne e Clarice Lispector e personagens como a Tieta de Jorge Amado? Que parte do conhecimento do mundo e de suas próprias experiências para falar de assuntos como gentileza e moral; humildade e amor; empatia e fraternidade; limites e consideração? Um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, o professor Clóvis de Barros Filho escreveu um livro onde ele conversa com o leitor e, sem que este perceba, ensina o que, de fato, é importante nesta vida.

Deuses para Clarice

Sinopse: Quando, em um almoço de família, Clarice revela que está “boiando” nas aulas de filosofia, sem conseguir fazer a conexão entre todos os deuses gregos abordados pelo professor Salgado, Clóvis se oferece para contar à filha tudo o que sabe sobre o assunto. E ele não conta apenas para ela; cria um grupo para troca de mensagens com outros alunos que, assim como Clarice, querem mergulhar no complexo universo de Caos, Gaia, Eros, Zeus, Cronos, Afrodite… A curiosidade de Clarice é o combustível para a conversa.



Reputação: um eu fora do meu alcance

Sinopse: Você pode até fingir que não, dizer que não está nem aí, mas a verdade é que todos nós nos importamos mais do que gostaríamos com a opinião dos outros. Aí está o problema: você tem pouquíssimo controle sobre o que dizem a seu respeito. Tanto faz seu esforço em ser gentil, simpático e sorridente todos os dias. Basta um conhecido vê-lo de longe num dia de fúria (quem nunca?) e pronto: sua reputação já era.

A felicidade é inútil

Sinopse: Este livro não ensina ninguém a ser feliz. Tampouco a viver momentos de felicidade. Também ficarei devendo alguma fórmula para medir ou simplesmente diagnosticar a felicidade própria ou alheia. No entanto, ao longo das páginas, aqui e acolá, pode haver algum prazer. Uma satisfação decorrente da graça de uma ideia, da pertinência de algum exemplo.

Tesão de viver: Sobre alegria, esperança & morte

Sinopse: O segredo é a franqueza ao falar da vida que, com ou sem pandemia, possui seus altos e baixos. Alegrias e tristezas. Momentos de grande intensidade e outros tantos borocoxôs. É tesão pela vida como ela é e não como gostaríamos que fosse. O tesão de viver, apresentado por Clóvis e Júlio, trata da vida e de sua compreensão filosófica, porém de forma pouco usual.

Epaminondas: O gato explicador

Sinopse: Esses últimos, os humanos, com exceções, também adoram viajar, conhecer outros lugares, outras gentes e seus modos peculiares de viver. Tomam-se por arejados, abertos e até mais cultos por conta desse hábito. Talvez por isso usem – para julgar nossas vidas felinas – o critério da extensão territorial ocupada por nossos corpos.

Despertar Inspirado

Sinopse: “Bom dia! Acabo de ouvir a sexta badalada, são mesmo 6 horas da manhã. Estamos novamente juntos, procurando proporcionar uns aos outros um despertar inspirado.” Foi assim que o fi lósofo, professor e pesquisador Clóvis de Barros Filho despertou milhares de pessoas todos os dias às 06h da manhã com um programa online. Por 40 dias, esse material foi transmitido em vídeo pelas redes sociais do autor e após inúmeros pedidos transformou-se em conteúdo escrito para compor esta obra.



Meditações: O diário do imperador estóico Marco Aurélio

Sinopse: Poucas obras antigas foram tão influentes quanto as Meditações de Marco Aurélio, filósofo e imperador de Roma entre os anos 161 e 180. Uma série de textos e ensaios repletos de sabedoria, orientação prática e profunda compreensão do comportamento humano, continua sendo uma das maiores obras de desenvolvimento pessoal e espiritual, princípios éticos e de comportamento já escritas.

Xá-ku-nóis: Sobre cooperação, confiança e mudança

Sinopse: Permita-se ser desafiado com as ideias de Xá-ku-nóis e a agir em cooperação. Como é o dia a dia de uma cooperativa? Quais os valores necessários para que ela tenha o seu pleno desenvolvimento? Como confiar que o outro realizará o seu trabalho com excelência, sem fiscalização?

Inédita Pamonha

Sinopse: Você estranhou os dizeres da capa. Vale esclarecer. Não há erro algum. Tampouco marketing barato. É só a verdade. Nua e crua para os que não quiserem se dar ao trabalho de despi-la. O que oferecemos ao leitor são, de fato, os piores episódios do podcast Inédita Pamonha. Conteúdo selecionado com máximo rigor. Sabemos não coincidir com o procedimento mais frequente. Como podemos ter tanta certeza de que sejam esses do livro os piores? Aí é que está. Os critérios de identificação da ruindade filosófica são um segredo nosso.

Sócrates – Inspirações para a vida

Sinopse: Embora o nome de Sócrates conste na capa, este livro não é de Filosofia. Seu objeto são os valores. Espirituais, éticos, morais, políticos, econômicos e outros mais. Ele é parte de uma coleção que discute o que há de mais valioso na vida que é a nossa. Sendo assim, por que o nome do filósofo em destaque? Eu explico. Vamos nos servir da trajetória e dos ensinamentos de grandes pensadores. Este livro fala sobre cada um de nós aqui no nosso mundo.

Comunicação na Polis

Sinopse: Bibliografia formadora de cidadãoes e leitura obrigatória de futuros profissionais da comunicação, o livro é produção de um grupo de especialistas reconhecidos, de várias instituições, objetivando esforços de integração entre objetos e linhas de pesquisa, bem como entre docentes de programas de graduação e pós-graduação. Os artigos descortinam os múltiplos mecanismos de dominação política próprios do espaço público contemporâneo.



Devaneios sobre a atualidade do Capital

Sinopse: Nesta obra, O professor Clóvis de Barros Filho e seu colega Gustavo Dainezi explicam e refletem a respeito da famosa obra marxista O Capital. Com uma linguagem bastante acessível, e próxima à oralidade, os autores buscaram fazer com que o leitor se sinta dentro da sala de aula.

Comunicação do Eu: Ética e Solidão

Sinopse: O livro trata do tema da comunicação, dos fundamentos éticos, da realidade e das implicações sobre os sujeitos que se comunicam considerando que ninguém vive só, isolado. A comunicação aparece como compartilhamento e condição para a vida em sociedade.

Comunicação e Práticas de Consumo

Sinopse: Os quatro eixos temáticos abordados em Comunicação e práticas de consumo linguagens imagéticas e consumo de mensagens; cultura e consumo; campo da Comunicação; mídia e impactos sociais evidenciam a fertilidade que caracteriza o campo da Comunicação e seus pesquisadores.

Ética e Comunicação Organizacional

Sinopse: Embora o campo da comunicação no Brasil tenha dado saltos consideráveis na abordagem científica da mídia, o mesmo não se deu no âmbito da reflexão moral. Todos os artigos aqui reunidos estimulam a reflexão sobre o agir do comunicador, sobre as condições materiais de sua deliberação moral, sobre os processos sociais e políticos de definição do agir legítimo e responsável.

Teorias da comunicação em jornalismo: Reflexões Sobre a Mídia

Sinopse: Trata-se de um livro introdutório sobre os meios de comunicação de massa. Uma introdução em três partes. Num primeiro momento, abordamos a relação entre mídia e sociedade, destacando que uma age sobre a outra. Na segunda parte, abordamos a relação entre mídia e dominação. Aqui, propomos que os meios de comunicação estabelecem e sustentam relações de dominação; conferem visibilidade a determinadas pessoas, temas e problemas sociais em detrimento de outros; mobilizam sentidos que alimentam ideologias. Na terceira e última parte, enfocamos a relação entre mídia e identidade; analisamos tanto a identidade dos profissionais da comunicação, mais especificamente a de publicitários, quanto a dos consumidores das mensagens midiáticas.

Leia mais sobre: Clóvis de Barros Filho

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !