Governo anuncia redução de impostos sobre consoles e acessórios no Brasil

Por meio de sua página no Facebook, o presidente Jair Messias Bolsonaro anunciou a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) acima de três categorias de video games. Confira:

Segundo Bolsonaro, as novas regras serão publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira (26). Entre as novas alíquotas está a redução de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, de 16% para 6% no caso de máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

Essa é a segunda vez que a categoria de produtos de videogames sofre redução de IPI, já que em 2019 o governo reduziu o imposto de 20% a 50% para 16% a 40%.

É importante notar que o IPI não é o único imposto que incide sobre os games no país. Os jogos eletrônicos também estão sujeitos a PIS, Cofins, ICMS e, em alguns casos, Imposto sobre Importação.

O assunto voltou aos holofotes nas últimas semanas e o governo brasileiro anunciou que estudava reduzir impostos sobre jogos eletrônicos, e a hashtag #AbaixeImpostoGamer chegou aos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Leia mais sobre: Playstation, Xbox, Nintendo

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.