Evolução de todos os jogos do GTA

Confira como uma das franquias mais famosas no mundo dos games evoluiu.

GTA é uma das mais famosas franquias no mundo dos games, e a série mudou muito ao longo dos anos, nesse vídeo vamos ver toda a evolução dos jogos do GTA, desde o primeiro jogo lançado em 1997 até os dias de hoje.

Grand Theft Auto

Lançamento: 1997
Plataforma: PC e PlayStation

O primeiro GTA foi revolucionário originalmente lançado para PC e Playstation One em outubro de 1997. O jogo que deu origem à série foi um grande marco para sua época, justamente por que o GTA se diferenciava dos outros jogos, por não se preocupar em contar uma história, mas sim em proporcionar a maior liberdade possível para o jogador, algo que se tornou um marco dentro da série. O jogo apostava em gráficos simples, mas já deixava clara a intenção de oferecer um universo de possibilidades para o jogador. De forma simples, ele é basicamente um game de polícia e ladrão, onde você pode tacar o terror e fugir da polícia.

Grand Theft Auto 2

Lançamento: 1999
Plataformas: Dreamcast, PC, PlayStation, Game Boy

Após o sucesso do primeiro jogo, a sequência GTA 2 chegou em 1999 e expandiu o mundo do crime, GTA 2 trazia gráficos melhores, porém, a câmera aérea foi mantida. Foi o primeiro jogo da série a introduzir gangues e as clássicas rádios. Diferente do primeiro game, as missões não são lineares, então você pode escolher qual missão deseja fazer primeiro. Apesar do sucesso, não foi tão marcante quanto o primeiro GTA.

Grand Theft Auto III

Lançamento: 2001
Plataformas: PC, PlayStation 2, Xbox, iOS, Android

A verdadeira revolução da série veio no terceiro game, lançado em 2001, GTA 3 levou o mesmo conceito de mundo aberto dos primeiros dois games para um universo com gráficos 3D. Ninguém estava preparado para escala de imersão e interatividade que o game proporcionava. Além das missões primárias, havia muitas secundárias e o jogador tinha uma cidade inteira para explorar livremente, e, ao mesmo tempo em que realizava missões, podia roubar os carros nas ruas, atirar em civis e causar o caos até a chegada do exército. O jogo foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do PlayStation 2.



Grand Theft Auto: Vice City

Lançamento: 2002
Plataformas: PlayStation 2, PC, Xbox, iOS, Android

GTA: Vice City lançado em 2002 trazia uma ambientação dos anos 80 em uma cidade baseada em Miami, o game utilizava a mesma base de GTA 3, porém Motos e helicópteros foram incluídos como veículos e podiam ser pilotados, e as missões de campanha também ficaram muito mais interessantes do que nos jogos anteriores. O jogador controla Tommy Vercetti, enquanto luta para sobreviver e se tornar um grande mafioso. GTA: Vice City é um dos mais queridos de toda a saga e considerado por muitos como um dos melhores.

Grand Theft Auto: San Andreas

Lançamento: 2004
Plataformas: PlayStation 2, PC, Xbox, iOS, Android

A franquia viria a atingir um novo marco com o lançamento de GTA: San Andreas lançado em 2004, que trazia o maior mapa de mundo aberto até então. Os jogadores assumem o papel de CJ Johnson. Além de ter a exploração e liberdade, o jogador podia personalizar a aparência do personagem principal, além de dar ao jogador controle sobre uma série de atributos como perícia em armas, artes marciais e até mesmo preparo físico. GTA San Andreas é um dos jogos mais populares da franquia tendo uma enorme comunidade ativa até os dias de hoje.

Grand Theft Auto Advance

Lançamento: 2004
Plataformas: Game Boy Advance

No mesmo ano de San Andreas a franquia recebeu o GTA Advance , lançado para o Game Boy Advance que era o console portátil da Nintendo da época, sendo amado por muitos e odiados por outros, o game segue um estilo similar ao de GTA 1 e 2, com uma visão superior e missões centralizadas no roubo de carros.



Grand Theft Auto: Liberty City Stories

Lançamento: 2005
Plataformas: PSP

GTA Liberty City Stories lançado em 2005 para o PSP, mantém as mesmas características que os jogos anteriores na série. O sucesso desse game fez com que lançassem outro jogo do mesmo estilo no ano seguinte.

Grand Theft Auto: Vice City Stories

Lançamento: 2006
Plataformas: PSP

GTA: Vice City Stories com uma história original e melhorias que levaram a cidade para o portátil da Sony, e o portátil levou a jogatina móvel a um outro nível, com um sistema poderoso, capaz de rodar games mais elaborados e com gráficos quase tão bons quanto os do PlayStation 2. Para ajudar nos controles, principalmente no PSP, foi criado um novo sistema de combates com maior precisão.

Grand Theft Auto IV

Lançamento: 2009
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e PC

GTA IV lançado em 2009 marcou o retorno para a cidade do primeiro jogo, Liberty (LIBERT) City, que foi totalmente remodelada, logo de cara se nota a melhora absurda nos gráficos, mas as diferenças estavam nos detalhes. GTA IV possui um dos melhores sistemas de física, colisão, e simulação, já feitos em um outro game da série. O sistema de combate também foi refinado, permitindo uma precisão maior nos tiroteios e nos conflitos corpo a corpo. Por cima de tudo isso, GTA IV ainda oferecia um modo online, que permitia que até 32 jogadores explorassem ao mesmo tempo a cidade de Liberty City.



Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Lançamento: 2009
Plataformas: Nintendo DS, PSP e iOS

Lançado também em 2009 apenas para videogames portáteis GTA Chinatown Wars, retoma as origens da franquia em termos de estilo de jogo, trazendo uma câmera com visão superior que mostra a ação de cima. A diferença é que ela é vista em perspectiva.

GTA V

Lançamento: 2013
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One, PC

O ápice da série, o tão aguardado GTA 5 foi lançado em 2013 sendo o último título da série até hoje, GTA V trouxe o maior mapa já disponível na franquia e introduziu grandes novidades. A história é vivida pelo ponto de vista de três personagens Michael, Franklin e Trevor, cujas histórias se interligam à medida em que o jogador cumpre missões. Para completar, o game trouxe também o modo multiplayer GTA Online, no qual evoluiu muito ao longo dos anos, sendo que hoje em dia é um fenômeno, com diversas mecânicas, missões e corridas que a própria comunidade consegue construir, o que mantém o jogo ainda vivo e lucrativo até hoje.

E quais são os próximos passos da RockStar?

GTA VI

Grand Theft Auto 6 é o próximo grande lançamento da Rockstar Games, mas de acordo com alguns rumores, o jogo só chegará em 2024. GTA 6 terá um mapa que se expandirá com novas áreas depois do lançamento, parecido com o que acontece em Fortnite. Também contará com protagonistas, onde pela primeira vez um desses protagonistas será uma mulher, sendo lançado apenas para a geração atual e PC, já que a Rockstar espera o aumento das vendas do PS5 e Xbox Series nos próximos anos.

Remake de GTA San Andreas, Vice City e GTA 3

Além do aguardado GTA 6, os rumores sobre remakes de GTA III, Vice City e San Andreas têm ficado cada vez mais fortes, ainda mais com o 20º aniversário de lançamento do GTA III chegando em outubro. Logo, os fãs especulam que a Rockstar deve anunciar em algum momento alguma novidade em comemoração.

Não deixe de conferir:

Não esqueça de conferir outras listas clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !