Evolução dos jogos do Homem-Aranha

Conheça a trajetória do Homem-Aranha no universo dos games.

Com o lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, nada melhor do que conhecer toda a evolução do herói no mundo dos games. Desde jogos arcade até os de mundo aberto, a evolução do herói no universo dos games foi insana. Através dos anos, os jogos do Homem-Aranha evoluíram cada vez mais, e o herói se tornou protagonista de alguns dos melhores games de ação nos videogames. Confira:

Spider-Man

Desenvolvedora: Atari
Plataformas: Atari 2600
Lançamento: 1982

O primeiro jogo do Homem-Aranha foi lançado em 1982 para o Atari 2600, no game o player tem que escalar um edifício usando o lançador de teia, com o objetivo de desarmar as bombas que foram plantadas pelo Duende Verde. Além de ser o primeiro game do homem-aranha, também foi a primeira aparição de um personagem da Marvel para o mundo dos games.

Questprobe Spider Man

Desenvolvedora: Adventure International
Plataformas: PC, Atari 8-bit, Commodore 64, Commodore 16
Lançamento: 1984

Lançado em 1984 para PC, Questprobe consistia em 3 jogos baseados em histórias de personagens da Marvel, e o Homem-Aranha era um deles, a jogabilidade do game era como se fosse de um livro interativo, o game acabou se tornando um clássico entre os fãs do héroi e de jogos antigos.

The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom’s Revenge!

Desenvolvedora: Paragon Software
Plataformas: Commodore 64,PC
Lançamento: 1989

Dois anos depois em 1989 é lançado The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom’s Revenge!, não se assuste pessoal para época era super normal títulos tão grandes para os games, é o primeiro game com elementos de luta, sendo um cross-over entre o homem-aranha e o capitão america, e já é possível observar uma evolução gráfica enorme se comparado com os games anteriores.

The Amazing Spider-Man

Desenvolvedora: Oxford Digital Enterprises
Plataformas: Amiga, PC, Commodore 64, Atari ST
Lançamento: 1990

The Amazing Spider-Man lançado em 1990 para o Amiga, e depois para MS-DOS, Commodore 64 e Atari, a jogabilidade é bem simples, a ideia é resolver enigmas na pele do Homem-Aranha.

The Amazing Spider-Man (Game Boy)

Desenvolvedora: Rare
Plataformas: Game Boy
Lançamento: 1990

Também em 1990, é lançado The Amazing Spider-Man para o portátil da Nintendo o Game Boy, o jogo é de ação e plataforma, contando com 6 fases no total, sendo desenvolvido pela Rare, desenvolvedora que ficaria anos mais tarde conhecia pela trilogia Donkey Kong Country.



The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin

Desenvolvedora: Sega
Plataformas: Genesis, Mega Drive, Master System, Game Gear, Sega CD
Lançamento: 1990

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin é lançado também em 1990, é o primeiro jogo do Homem-Aranha lançado para vários consoles da Sega, como Mega Drive, Master System e Game Gear. Este game é de ação, e o objetivo era derrotar os vilões, para coletar as chaves para desativar uma bomba criada pelo vilão Rei do Crime. O game fez muito sucesso e ajudou a popularizar o Mega Drive.

Spider-Man The Video Game

Desenvolvedora: Sega
Plataformas: Arcade game, Arcade
Lançamento: 1991

Desenvolvido pela Sega para os Arcades, Spider-Man The Video Game lançado em 1991, é do gênero beat em up, com muita pancadaria, o game foi bem recebido pelos fãs, com elogios aos gráficos, e a jogabilidade. A novidade era a possibilidade de um multiplayer para até 4 jogadores, também era possível jogar com outros personagens como a Gata Negra, Gavião Arqueiro e Namor. Cada um deles com suas habilidades especificas.

The Amazing Spider-Man 2

Desenvolvedora: Bits Studios
Plataformas: Game Boy
Lançamento: 1992

Dando continuidade para saga do Homem-Aranha no portátil da Nintento, The Amazing Spider-Man 2 é lançado em 1992 para Game Boy, sendo um pouco diferente do primeiro, a grande novidade na jogabilidade são as resoluções de enigmas, motivo pelo qual o game não foi muito bem recebido pela crítica pois isso quebrava aquela ação constante do jogo.

Spider-Man: Return of the Sinister Six

Desenvolvedora: Bits Studios
Plataformas: NES, Master System, Game Gear
Lançamento: 1992

Em 1992, é lançado Spider-Man: Return of the Sinister Six para o Nintendinho, o estilo do game é de luta de rua em plataforma 2D, no qual ele tem que derrotar todos os membros do Sexteto Sinistro estamos falando do Doutor Octopus, Electro, Homem Areia, Mysterio, Abutre e Duende Macabro. Ganhou o prêmio de melhor jogo pela revista Nintendo Power, também foi lançado para o Polystation que fez o jogo ficar bem famoso e nostálgico por aqui.

Spider-Man and the X-Men in Arcade’s Revenge

Desenvolvedora: Software Creations
Plataformas: Super NES, Mega Drive/Genesis, Game Gear, Game Boy
Lançamento: 1992

Também em 1992, Spider-Man and the X-Men in Arcade’s Revenge chega para o Super Nintendo, sendo um cross-over com o X-Men, cada fase conta com um herói diferente, contamos com Homem-Aranha, Tempestade, Wolverine, Gambit e Cyclops. O game acabou não sendo bem recebido na época, pelo elevado nível de dificuldade e pelos controles das versões portáteis.



Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers

Desenvolvedora: Bits Studios
Plataformas: Game Boy
Lançamento: 1993

Concluindo a trilogia dos jogos para o Game Boy, em 1993 chega Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers a jogabilidade continua a mesma, com resolução de enigmas e elementos de plataforma.

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Desenvolvedora: Acclaim Studios Manchester
Plataformas: Super NES, Mega Drive/Genesis
Lançamento: 1994

No ano seguinte em 1994, chega Spider-Man and Venom: Maximum Carnage, para Super Nintendo e Mega Drive, sendo um dos jogos mais lembrados e amados pelos fãs, para quem não se lembra, era aquele game do Super Nintendo com a fita toda vermelha, no game era possível jogar com o Venom e o Homem-Aranha, e o vilão era o Carnificina. A trilha sonora é um dos pontos fortes que mais chamam atenção no game.

The Amazing Spider-Man: Lethal Foes

Desenvolvedora: Argent
Plataformas: Super Famicom
Lançamento: 1995

Em 1995 chegava exclusivamente para o mercado japonês o jogo The Amazing Spider-Man: Lethal Foes, lançado para o Super Famicom, esse game de ação e plataforma, conta com ótimos gráficos, boa movimentação e animações de personagem, ótima trilha sonora e a participação de vários inimigos e aliados clássicos do herói.

Spider-Man/Venom: Separation Anxiety

Desenvolvedora: Acclaim Entertainment
Plataformas: Mega Drive, Super Nintendo, PC
Lançamento: 1995

Também em 1995, chega Spider-Man/Venom: Separation Anxiety, para os consoles Mega Drive e Super Nintendo. Uma versão de PC também foi lançada posteriormente. Sendo uma sequência de Maximum Carnage, o game é de estilo beat ‘em up e o jogador pode escolher entre Venom e Homem-Aranha, cada um com suas habilidades, o game recebeu críticas negativas devido a sua repetitividade.

Spider-Man

Desenvolvedora: Western Technologies
Plataformas: Genesis, Super NES
Lançamento: 1995

Ainda em 1995, outro game para Mega Drive e Super Nintendo foi lançado, Spider-Man era mais um game de ação com elementos de plataforma, a versão do Mega Drive e do Super Nintendo eram distintas, com fases exclusivas para cada console.



The Amazing Spider-Man: Web of Fire

Desenvolvedora: BlueSky Software
Plataformas: Sega 32X
Lançamento: 1996

Em 1996, lançado exclusivamente para o Sega 32X, nós temos The Amazing Spider-Man: Web of Fire, o game não teve muita repercussão na mídia e nem entre os jogadores. Um fato bem curioso é que o game é bem raro, existem rumores que apontam que apenas 1500 unidades desse jogo foram feitas.

Spider-Man

Desenvolvedora: Neversoft
Plataformas: PlayStation, Game Boy Color, Nintendo 64, Dreamcast
Lançamento: 2000

Spider-Man lançado em 2000 para o Playstation 1, marcou a primeira aventura em 3D do Homem-Aranha, esse game foi uma revolução na série e fez bastante sucesso, na época, foi aclamado como o melhor jogo do Homem-Aranha até o momento. Desenvolvido pela Neversoft, mesma companhia que fazia os jogos da franquia Tony Hawk’s e utilizava a mesma engine gráfica, a desenvolvedora tinha uma intro bem marcante, quem não se lembra?

Spider-Man 2: Enter Electro

Desenvolvedora: Vicarious Visions
Plataformas: PlayStation
Lançamento: 2001

No ano seguinte como continuação do primeiro game para o Playstation 1, é lançado Spider-Man 2: Enter Electro, semelhante ao game anterior, a diferença fica pela possibilidade de jogar nas ruas da cidade, os gráficos e a jogabilidade foram melhorados, os inimigos também são mais realistas do que no primeiro jogo.

Spider-Man: Mysterio’s Menace

Desenvolvedora: Vicarious Visions
Plataformas: Game Boy Advance
Lançamento: 2001

Em 2001, Spider-Man: Mysterio’s Menace chega para plataforma portátil da Nintendo o Game Boy Color, o game segue a fórmula de jogos de plataforma 2D com visão lateral.

Spider-Man: The Movie

Desenvolvedora: Vicarious Visions
Plataformas: PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, PC
Lançamento: 2002

Em 2002, ano em que foi lançado o filme clássico do Homem-Aranha com Tobey Maguire, para aproveitar esse hype a Activision lançou Spider-Man: The Movie para Playstation 2, foi considerado um ótimo jogo, apesar de receber algumas críticas pelas câmeras e por ser curto. Um fato curioso, é que o game é dublado pelos mesmos atores dos filmes.



Spider-Man 2

Desenvolvedora: Treyarch
Plataformas: Game Boy Advance, GameCube, PlayStation 2, Xbox, Nintendo DS, PC
Lançamento: 2004

Lançado em 2004, Spider-Man 2 é a continuação do game anterior, novamente o game foi baseado no filme que foi lançado no mesmo ano, sendo o primeiro jogo do Homem-Aranha em mundo aberto, há uma cidade inteira para se explorar livremente, o que era muito impressionante para época, o jogador pode ativar pequenas missões que envolvem ajudar civis das mais diferentes maneiras: impedindo assaltos, perseguindo criminosos, terminando com brigas, frustrando roubos, salvando pessoas pela cidade de várias maneiras, enfim o game é considerado como um dos melhores do herói até hoje em dia.

Ultimate Spider-Man

Desenvolvedora: Treyarch
Plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, PC, Xbox, Nintendo DS
Lançamento: 2005

Em 2005, é lançado Ultimate Spider-Man, com gráficos cartunescos o game é de mundo aberto, ou seja, há uma cidade inteira para se explorar livremente. O jogo é baseado nos quadrinhos da série Ultimate que reconta as histórias dos personagens da Marvel mais jovens. Além de jogar com o amigo da vizinhança, também existe a possibilidade de jogar com o Venom, deixando o jogador escolher entre os dois.

Spider-Man 3

Desenvolvedora: Activision
Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Nintendo DS, PC, Wii, Xbox 360 e Game Boy Advance
Lançamento: 2007

Em 2007, nós temos o terceiro e último game da trilogia, Spider-Man 3 traz mais uma vez a história baseada no filme, nesse game o jogador tem a capacidade de utilizar o uniforme negro, que garante mais força, agilidade e habilidade. O jogo apresenta todos os vilões do filme, além de muitos outros inimigos clássicos do herói, como o Lagarto, Rei do Crime, Escorpião e uma imensa variedade de NPCs, que constituem a população de Manhattan.

Spider-Man: Friend or Foe

Desenvolvedora: Activision
Plataformas: PlayStation 2, PSP, Nintendo DS, PC, Wii, Xbox 360
Lançamento: 2007

Também em 2007, é lançado Spider-Man: Friend or Foe, baseado na trilogia de filmes do Homem-Aranha, a ideia deste aqui é reinterpretar os três filmes em um único jogo, o game não foi muito bem recebido sendo criticado pelas missões repetitivas e seu baixo nível de dificuldade.

Spider-Man: Web of Shadows

Desenvolvedora: Shaba Games
Plataformas: Wii, PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, PC
Lançamento: 2008

Em 2008 foi lançado Spider-Man: Web of Shadows, o game foi bem elogiado pela história original e jogabilidade, ao longo da jornada diversos personagens fazem sua participação no jogo, desde heróis a vilões, como Wolverine, Luke Cage, Abutre, Rhino e Electro. Os gráficos são melhores se comparados com os antigos games do Aranha.



Spider-Man: Shattered Dimensions

Desenvolvedora: Beenox
Plataformas: Wii, PC, Xbox 360, Nintendo DS, PlayStation 3
Lançamento: 2010

Já em 2010, é lançado Spider-Man: Shattered Dimensions, o game mistura os vários universos alternativos da Marvel, no game controlamos quatro versões diferentes do herói, sendo que cada um tem suas habilidades individuais. O jogador controla todos em revezamento, com o objetivo de encontrar fragmentos escondidos nas quatro dimensões antes de Mysterio, o vilão do game. O game foi elogiado pela história envolvente e boas batalhas.

Spider-Man: Edge of Time

Desenvolvedora: Beenox
Plataformas: Wii, Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, Nintendo 3DS
Lançamento: 2011

Em 2011 é lançado Spider-Man: Edge of Time, sequência do jogo anterior, o game foca em duas versões do Homem-Aranha a tradicional e do Homem-Aranha 2099 do futuro. A jogabilidade do game é bastante focada nos combates, com muitos golpes de teias para o Homem-Aranha e uso de tecnologias do futuro para o Homem-Aranha de 2099.

The Amazing Spider-Man

Desenvolvedora: Beenox
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo DS, Nintendo 3DS, Wii, Wii U, PC, Xbox 360
Lançamento: 2012

Após um longo período sem jogos ligados aos filmes, The Amazing Spider-Man de 2012 foi um jogo baseado na nova série de filmes estrelados por Andrew Garfield. O game trouxe de volta as mecânicas de mundo aberto, o vilão da história é novamente o Lagarto, que também é o principal rival de Peter Parker na versão que chegou aos cinemas.

The Amazing Spider-Man 2

Desenvolvedora: Beenox
Plataformas: PC, Nintendo 3DS, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Xbox 360, Xbox One
Lançamento: 2014

Seguindo a fórmula da versão anterior, em 2014 é lançado The Amazing Spider-Man 2, adaptando a segunda aventura do Homem-Aranha de Andrew Garfield, o game foi mal recebido devido aos bugs e gráficos abaixo do esperado pelos fãs, além de mecânicas recicladas, visuais sem graça e enredo fraco, o game ainda sofre com a falta de desafio.

Spider-Man Unlimited

Desenvolvedora: Gameloft
Plataformas: iOS, Android, Windows Phone
Lançamento: 2014

Desenvolvido pela Gameloft e lançado em 2014, chega Spider-Man Unlimited para pegar carona nos jogos de corrida inifinita inspirado em games como Subway Surfers e Sonic Dash.



Marvel Spider-Man

Desenvolvedora: Insomniac Games
Plataformas: PlayStation 4
Lançamento: 2018

Após quatro anos sem nenhum game principal do Homem-Aranha, foi lançando Spider-Man em 2018 para o PlayStation 4, o game segue a história de Peter Parker após prender o Rei do Crime, o que dá início a guerras de facções criminosas na cidade e traz alguns dos principais vilões do personagem. O sistema de combate é bem complexo, com vários acessórios que o herói pode usar para abater inimigos, navegar pela cidade jogando teias para todos os lados nunca havia sido tão prazeroso até a chegada desse jogo, o game foi bem recebido no mundo inteiro sendo elogiado pelos gráficos, história, música, jogabilidade e a reprodução fiel de Nova Iorque. 

Spider-Man Miles Morales

Desenvolvedora: Insomniac Games
Plataformas: PlayStation 4
Lançamento: 2020

E para encerrar o último game lançado do Homem-Aranha, chega à continuação Spider-Man Miles Morales para Playstation 4 e Playstation 5, e que introduziu Miles ao universo dos videogames. Agora, Miles é a estrela do jogo, e se desenvolve como um herói muito interessante ao longo da história. As novas habilidades como a invisibilidade abrem uma nova gama de jogabilidade. Para os fãs do herói nos quadrinhos e nos filmes, o jogo tem tudo para agradar.

Não deixe de conferir:

Não esqueça de conferir outras listas clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !