Entenda a ordem cronológica de toda a saga Star Wars

Se em meio a tantos filmes, séries, animações e spin-offs, você acabou se perdendo um pouco na cronologia da trama, não tem problema. Nós decidimos relembrar em que ordem os eventos da história ocorreram, para você assistir sem ficar perdido.

1 – Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma

Obi-Wan e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.

2 – Episódio II: Ataque dos Clones

Tentado por promessas de poder, Anakin Skywalker se aproxima de Darth Sidious e participa de um plano para acabar com os Cavaleiros Jedi.

3 – Star Wars: A Guerra dos Clones (filme de animação)

Ambientado na mesma época dos episódios II e III, os cavaleiros Jedi continuam lutando para manter a ordem diante da Guerra dos Clones. Sistemas inteiros são eliminados, enquanto Yoda e Obi-Wan Kenobi lideram um exército contra a força do Lado Sombrio.



4 – Star Wars: A Guerra dos Clones (série de animação)

Também ambientada durante a Guerra dos Clones, uma guerra civil épica e intenso conflito entre a República e os Separatistas. Anakin se torna mestre de Ahsoka Tano e, ao lado de Obi-Wan Kenobi, enfrenta os inimigos da república nas linhas de frente. Eles descobrem cada vez mais a influência do Lado Sombrio nas forças Separatistas.

5 – Episódio III: A Vingança dos Sith

As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.

6 – Han Solo: Uma história Star Wars

Em dificuldade financeira, o piloto Han Solo e sua namorada Qi’ra buscam trabalho. Eles colocam as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, e que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois. Preocupado, Han usa toda a sua esperteza para se infiltrar em um plano arriscado, mas que pode render a oportunidade de voltar à terra natal e reencontrar a sua amada. No caminho, o piloto encontra parceiros importantes, como Chewbacca e Lando Calrissian.



7 – Star Wars Rebels (série de animação)

Forças imperiais ocupam um planeta distante e governam a vida de seus habitantes com mãos de ferro. Uma equipe mais esperta, a bordo do navio Ghost, se rebela contra o Império e enfrenta os novos inimigos.

8 – Rogue One: Uma história Star Wars

Este spin-off funciona praticamente como um prólogo para Uma Nova Esperança. A Aliança Rebelde faz um movimento arriscado e rouba os planos da Estrela da Morte, a arma definitiva de destruição do Império.

9 – Episódio IV: Uma Nova Esperança

A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

10 – Episódio V: O Império Contra-Ataca

Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo corteja a Princesa Leia enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia.

11 – Episódio VI: O Retorno do Jedi

Luke Skywalker e seus amigos viajam para Tatooine e salvam seu amigo Han Solo do lorde do crime Jabba o Hutt. O Império Galático começou a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar a Aliança Rebelde, mas seu término está comprometido pela Frota Rebelde, que insiste em dar um fim ao Império. Neste meio tempo, Luke Skywalker luta para resgatar Vader, um ex-Jedi, de volta do lado sombrio da Força.

12 – The Mandalorian (série de TV)

A série de televisão que estreou com o Disney+ se passa cinco anos após a queda do Império, conforme retratado em O Retorno de Jedi e vinte e cinco anos antes do surgimento da Primeira Ordem, retratada em O despertar da força. Um atirador solitário explora os confins da galáxia, longe da autoridade da Nova República.



13 – Star Wars: Resistance (série de animação)

Esta continuação de Star Wars Rebels é ambientada seis meses antes dos eventos de O Despertar da Força. Poe Dameron recruta o jovem piloto Kazuda Xiono para se tornar um espião da Resistência e acompanhar a crescente ameaça da Primeira Ordem.

14 – Episódio VII: O Despertar da Força

A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento de uma nova força sombria: a Primeira Ordem. Eles procuram o jedi Luke Skywalker, desaparecido. A resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia.

15 – Episódio VIII: Os últimos Jedi

A tranquila e solitária vida de Luke Skywalker sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes sinais da Força. O desejo dela de aprender o estilo dos Jedi força Luke a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Enquanto isso, Kylo Ren e o General Hux lideram a Primeira Ordem para um ataque total contra Leia e a Resistência pela supremacia da galáxia.



16 – Episódio IX: A Ascensão Skywalker

Com o retorno do Imperador Palpatine, a Resistência toma a frente da batalha. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey se encontra em conflito com passado e futuro, e teme pelas respostas que pode conseguir com Kylo Ren.

Ainda está perdido? Confira o resumo da cronologia:

Todos os filmes da franquia se encontram disponíveis no Disney +.

Leia mais sobre: Star Wars, The Mandalorian, Disney

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.

Não deixe de conferir:

O que achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !