Evolução do Sonic nos games

O mascote da SEGA passou por várias mudanças, confira a evolução dos jogos do Sonic.

O ouriço velocista Sonic é uma das figuras mais conhecidas e carismáticas do mundo dos games, criado em 1991 se tornou o mascote oficial da SEGA, e com mais de 30 anos a franquia já sofreu com muitos altos e baixos, confira nesse vídeo como foi a evolução do herói, desde os tempos do Mega Drive até os dias de hoje.

Sonic the Hedgehog

Lançamento: 1991
Plataforma: Mega Drive, Sega Saturn, Dreamcast, PS2, PS3, Nintendo GameCube, GBA, Xbox, Dispositivos móveis, Wii Virtual Console, Xbox 360, PC, DS, 3DS, Switch

Nasce uma lenda dos videogames, o Sonic surgiu em 1991 de uma competição interna da SEGA para escolher o novo mascote da empresa, um personagem que fosse capaz de bater de frente com o sucesso do Mario da Nintendo, assim o Sonic acabou se tornando o carro-chefe do console Mega Drive, Sonic the Hedgehog, foi o primeiro jogo da franquia da SEGA e contava com gráficos em 8-bits, foi um sucesso. Com muita originalidade no gameplay, visual e trilha sonora, o game clássico do Mega Drive se mantém firme como um jogo que diverte tanto os fãs mais antigos como aqueles que estão chegando agora.

Sonic the Hedgehog 2

Lançamento: 1992
Plataforma: Mega Drive, Sega Saturn, Arcade, Dispositivos móveis, Nintendo 3DS, Nintendo Switch, PC, PlayStation 2, PS3

E o jogo seguinte da franquia já chegou um ano depois, com diversas novidades, como a primeira presença do personagem Tails, e a possibilidade de se transformar em Super Sonic, no maior estilo super saiyajin, o jogo também trouxe o modo multiplayer, com muitas competições para ver quem terminava as fases primeiro ou pegava mais anéis nas fases bônus. O que iremos observar é que a cada novo jogo, novos elementos eram adicionados á franquia que gradualmente passava a se tornar em um universo muito mais rico.

Sonic CD

Lançamento: 1993
Plataforma: Sega CD, PS2, PS3, Xbox 360, PC, GameCube, Dispositivos móveis

Em 1993, é lançado Sonic CD e foi um verdadeiro marco para a franquia, a qualidade da trilha sonora era muito superior às dos cartuchos, o diferencial do jogo, além de aproveitar a tecnologia melhorada do Sega CD, é a sua mecânica de viagem temporal, que dá ao jogador a oportunidade de visitar outras versões de uma mesma fase, alterando um pouco a jogabilidade e os inimigos encontrados. Uma curiosidade é que a abertura em estilo anime foi produzida pela Toei Animation a mesma responsável por Dragon Ball, Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco entre outros animes.

Sonic Chaos

Lançamento: 1993
Plataforma: Master System, Game Gear

Também lançando em 1993, Sonic Chaos foi o primeiro jogo do Sonic a apresentar Tails como um personagem jogável, e é o primeiro a permitir que o jogador controle seu voo. Sonic e Tails possuem habilidades distintas que ajudam muito nas fases, o jogo é um típico de plataforma, com fases assim como nos outros jogos de 8-bits da série.



Sonic The Hedgehog 3

Lançamento: 1994
Plataforma: Mega Drive, PC, Sega Saturn, Wii, Xbox 360

Lançado em 1994 Sonic The Hedgehog 3, ou simplesmente Sonic 3, foi um sucesso, considerado por muitos como o melhor da trilogia original. No jogo foi introduzido um novo personagem o Knuckles, e o que muitos não sabem é que o game foi dividido em duas partes, devido á limitações de tempo e custos, a SEGA foi obrigada a lançar em duas partes interligadas, a sequência direta foi chamada de Sonic & Knuckles. Por isso, ao conectar o Sonic 3 ao cartucho de Sonic & Knuckles com a inovadora tecnologia Lock-On, temos um jogo mais completo e maior, com Knuckles jogável desde o início e algumas novidades bacanas nas fases.

Sonic 3D Blast

Lançamento: 1996
Plataforma: Mega Drive, Sega Saturn, PC, Wii

Sonic 3D Blast foi o primeiro game do ouriço com tecnologia de CGI pré-renderizado igual ao que vemos em jogos como o Donkey Kong Country do Super Nintendo, dando um aspecto tridimensional em um jogo 2D, devido a mudança nos gráficos, a jogabilidade foi totalmente reformulada, as setas direcionais podem mover o Sonic em qualquer direção, os movimentos são completamente livres, não se limitando em ir apenas pra frente ou pra trás. A SEGA queria que o jogo fosse mais rápido, assim como os demais jogos da franquia, no entanto, devido às limitações do hardware, afinal o jogo era um pseudo-3D, não havia como fazer com que a tela se movesse mais rápido, e talvez isso tenha sido uma boa coisa para o game.

Sonic Adventure

Lançamento: 1998
Plataforma: Dreamcast, Nintendo GameCube, PlayStation 3, Xbox 360, PC

Com a chegada do Dreamcast em 1998, a Sega não pensou duas vezes para lançar o primeiro jogo em 3D da franquia Sonic para o seu novo console. E Sonic Adventure inovou em diversos aspectos, os gráficos são bem definidos e com muitas cores para época, além disso, o game também trouxe novos visuais para os personagens, e pela primeira vez vozes para os nossos heróis, além de uma trama surpreendentemente elaborada. No entanto, um ponto bastante criticado é a sua câmera, que falha em alguns momentos e torna muito difícil a progressão pelas fases.



Sonic Adventure 2

Lançamento: 2001
Plataforma: Dreamcast, GameCube, PlayStation 3, Xbox 360, PC

Após Sonic Adventure inaugurar a era 3D do personagem no Dreamcast, agora era hora de lançar um game à altura dos 10 anos da série. Em 2001 foi lançado a continuação Sonic Adventure 2, somos apresentados à Shadow, que estrela o game ao lado de Sonic, adicionando um novo estilo de jogabilidade à franquia. Além disso, a trilha sonora é simplesmente incrível, Sonic Adventure 2 ficou marcado como um dos jogos mais bem avaliados do Dreamcast.

Sonic Advance

Lançamento: 2001
Plataforma: Game Boy Advance, Dispositivos móveis

Sonic foi o rival do Mario por muitos anos, e a primeira empreitada do ouriço azul em um console da Nintendo foi em Sonic Advance. Depois do fracasso do Dreamcast, a SEGA saiu do ramo de consoles em 2001 e passou a desenvolver para todas as plataformas. Sendo assim, nada mais natural que Sonic finalmente aparecesse em um console da Nintendo. Sonic Advance foi sucesso de crítica e público. O sucesso foi tamanho que o jogo foi portado para celulares e mais duas sequências foram desenvolvidas.

Sonic Heroes

Lançamento: 2003
Plataforma: Nintendo GameCube, PlayStation 2, Xbox, PC

Em 2003 é lançado Sonic Heroes, primeiro título da franquia a ser lançado para diversas plataformas simultaneamente, foi lançado para Nintendo GameCube, PlayStation 2, Xbox e, PC. Em Heroes, o jogador controlava três personagens ao mesmo tempo, sendo que os mesmos possuíam suas características próprias. Heroes foi bem recebido pela crítica, com a união de bons gráficos, trilha sonora caprichada e uma nova jogabilidade usando times, Heroes marcou história na cronologia de Sonic.



Sonic Jump

Lançamento: 2005
Plataforma: Dispositivos móveis

Em 2005, é lançado Sonic Jump sendo o primeiro jogo do Sonic feito especialmente para plataformas móveis, nele o Sonic ao invés de correr deve ir pulando de plataforma em plataforma até alcançar o topo da fase.

Shadow the Hedgehog

Lançamento: 2005
Plataforma: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox

Também em 2005 foi lançado Shadow the Hedgehog, nele o Sonic deixa de ser protagonista e o Shadow e sua misteriosa história passa a ser o centro das atenções. O game dividiu muito a opinião dos fãs, de um lado temos os que odeiam esse jogo com todas as forças e o consideram como um dos pontos mais baixos da história da franquia, e do outro uma legião de fãs que amam o game. Foi a primeira vez que um personagem da franquia Sonic utilizou armas, talvez tenha sido uma maneira de deixar a série mais adulta, com um personagem um pouco mais sombrio.

Sonic the Hedgehog

Lançamento: 2006
Plataforma: Xbox 360, PlayStation 3

Em 2006, ao completar 15 anos, a SEGA buscou inaugurar a nova geração dos jogos do Sonic, nascia Sonic the Hedgehog, o game foi idealizado para ser um jogo com tom e aspecto mais realistas, inspirado em games de super heróis que possuem premissa similar, como Batman e Homem-Aranha. Infelizmente ele teve diversos problemas em seu desenvolvimento, desde pequenos problemas gráficos e de programação, até defeitos que afetam a sua jogabilidade, como a câmera, que, em momentos importantes, não oferece uma visão mais distanciada do cenário, resultando em algumas mortes do personagem. E acabou sendo considerado com um dos piores jogos da franquia.



Sonic Unleashed

Lançamento: 2008
Plataforma: Wii, PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360

Sonic Unleashed foi lançado em 2008, e a maior novidade é que o jogo é dividido em duas partes, durante o dia, você completa as fases com o próprio Sonic com muita velocidade e flips muito bem executados, já a noite, o jogador deve jogar as fases com o Sonic transformado em uma espécie de lobisomem, e quando transformado, o Sonic anda lentamente, ganha braços fortes e o game se torna um gênero plataforma, mais para o estilo de hack and slash.

Sonic Colors

Lançamento: 2010
Plataforma: Nintendo DS, Wii, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC

Em 2010 acertaram em cheio com o lançamento de Sonic Colors, em que reúne todos os elementos esperados de um grande jogo do maior mascote da SEGA, com fases em alta velocidade, vários colecionáveis para coletar, um elenco de personagens muito carismáticos e trilha sonora impecável.

Sonic Generations

Lançamento: 2011
Plataforma: Nintendo 3DS, PlayStation 3, Xbox 360, PC

Em 2011, o mascote da SEGA completou 20 anos e para comemorar foi lançado Sonic Generations, sendo um presente para todos os fãs do mascote da SEGA. Com a volta de cenários clássicos, agora em alta definição, em uma aventura que mistura os antigos jogos da franquia com a modernidade dos consoles atuais.



Sonic Lost World

Lançamento: 2013
Plataforma: Wii U, Nintendo 3DS, PC

Em 2013, é lançado Sonic Lost World exclusivamente para Wii U e Nintendo 3DS, depois também foi feito um port para PC, o grande diferencial do game, é que Sonic agora possui uma habilidade de se pendurar em plataformas. Além disso, em Sonic Lost World traz perspectivas de jogabilidade, que alternam entre o 2D e o 3D, além de um ângulo de câmera e estilo semelhante ao Super Mario Galaxy, com o estilo de 3D trazendo um ar mais moderno ao game, e o estilo 2D apelando para a nostalgia dos jogadores mais antigos.

Sonic Mania

Lançamento: 2017
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC

Alguns anos depois temos Sonic Mania lançado em 2017, e o que chama atenção e atrai logo de cara é o seu visual totalmente retrô, Sonic Mania é um game de plataforma 2D, funcionando como uma grande homenagem aos títulos clássicos do herói, Sonic Mania continua a história do personagem da SEGA que parou em Sonic 3 de 1994, conservando o que era bom e adicionando elementos novos que surgem de forma positiva. O jogo tem gráficos 2D muito bonitos e de encher os olhos, além de desafios, chefões novos e criativos e cenários que te surpreendem a cada nova tela.

Sonic Forces

Lançamento: 2017
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC

O último game do Sonic lançado até então é o Sonic Forces, lançado em 2017 que trouxe o ouriço para os gráficos da atual geração de consoles, uma das melhores inovações de Sonic Forces é a chance de criar o seu próprio personagem para participar da aventura ao lado de Sonic, e sua turma. Ao terminar cada uma das fases, você recebe itens conforme a sua pontuação. Esses itens podem ser usados para melhorar o visual do seu herói.

Não deixe de conferir:

Não esqueça de conferir outras listas clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !